Rafael Gil e Angélica André mantêm liderança no X Circuito Nacional de Águas Abertas
Angélica André e Rafael Gil mantêm a lideram na classificação absoluta do Circuito Nacional de Águas Abertas quando falta realizar a derradeira etapa Aldeia do Mato (21 de outubro).
Angélica André (Fluvial) lidera com 125 pontos, após ser a melhor portuguesa em Setúbal, Montargil, Tua e Templários, seguida da sua colega de equipa Vânia Neves, com 109 pontos. Na classificação geral estão depois a juvenil Alexandra Frazão (Individual), com 97 pontos, Soaria Ribeiro (Estrelas SJ de Brito), com 81, e Ana Rita Queiroz (Fundação Beatriz Santos), com 63.
Em masculinos, Rafael Gil (Benfica) é o primeiro no X Circuito Nacional ao fim de seis provas, com 115 pontos, após ser o terceiro português em Sines, o primeiro em Setúbal, o quarto em Montargil, 3.º na Travessia do Rio Tua e 5.º na Travessia dos Templários. A lutar pelo titulo do Circuito Nacional 2017 seguem na classificação: Hugo Ribeiro (estrelas SJ de Brito) 112 e Mário Bonança, 106. Diogo Nunes (Fluvial), é quarto com 80 pontos e em 5.º Pedro Pinotes (Sporting), 75.
O Circuito Nacional é destinado a nadadores filiados em Águas Abertas e Masters Águas Abertas, sendo que apenas contarão as cinco melhores, das sete etapas do circuito. Nos eventos com duas provas a pontuar, os nadadores apenas poderão nadar uma delas. Sendo que momento é já mais reduzido o número de nadadores que tem possibilidade de concluir as cinco provas.